Autor do Mês de Dezembro

Todos os meses a Biblioteca Escolar faz referência a um autor de contos infantis. Para este mês de Dezembro Hans Christian Andersen foi o escolhido.


Hans Christian Andersen

Poeta e novelista dinamarquês, Hans Christian Andersen ficou conhecido na história como o maior escritor de contos infantis da literatura mundial. Nascido em 2 de abril de 1805, Andersen era de família humilde e, quando criança, era muito alto para a sua idade, sendo por isso até meio desajeitado. Por esses motivos, há a hipótese de que ele tenha escrito o seu maior sucesso, "O Patinho Feio", inspirado na sua própria infância.

Antes de ser um escrit
or conceituado, Hans Andersen viajou para Copenhaga com 14 anos e tentou a vida em várias áreas da arte. Tentou a música cantando num coro para meninos e ainda ganhava um pouco por isso, mas a sua voz mudou com a idade e teve que sair. Foi dançarino mas, como era naturalmente desajeitado, não conseguiu fazer carreira, e até trabalhos manuais tentou, mas também não tinha talento.

Com 17 anos a sua vida mudou. Jonas Collin, o chanceler e director do Teatro Real de Copenhaga, leu uma peça escrita pelo rapaz e nele viu a possibilidade de desenvolver um grande autor. Com isso, Hans Andersen teve os seus estudos financiados e ainda ganhou uma viagem de 16 meses pela Alemanha, Itália, França e Suíça para enriquecimento cultural. Nesse momento, escreveu sobre as impressões da sua viagem, além de peças teatrais e poemas.

O seu sucesso veio com as histórias infantis. Em 1835 escreveu quatro histórias com o título "Contos de Fadas para Crianças". Foi lido por crianças e adultos, e todos queriam mais. Até 1873 já tinham sido publicados mais de 160 contos, entre eles, os mais conhecidos são: "
O Patinho Feio", "A Pequena Sereia", "A Roupa Nova do Imperador" e "O Soldadinho de Chumbo
".

Sem comentários: