Autor do Mês de Fevereiro



Walt Disney

Walt Disney, mais precisamente Walter Elias Disney, nasceu no dia 5 de Dezembro de 1901, em Chicago, nos Estados Unidos.
A sua família era pobre e o seu pai passava a vida a mudar de Estado, perseguindo novos ideais que acreditava que o tornariam rico. Nunca foi bem sucedido. Foi um pai agressivo, batia nos seus cinco filhos e, por isso, Walt e os irmãos saíram de casa assim que tiveram oportunidade.
Walt Disney viveu parte da sua infância numa fazenda. Posteriormente, viria a usar muito dos animais que aí conheceu como personagens das suas animações.
Ainda criança, Disney já se interessava por desenho. Na adolescência, fez um curso de arte por correspondência e aos sábados ia a museus. Aos 17 anos, durante a Primeira Guerra Mundial, deixou a escola e alistou-se na Cruz Vermelha.
Em 1919, Disney voltou para a cidade de Kansas. Iniciou a sua carreira como ilustrador de comerciais e, por volta de 1922, abriu, juntamente com um sócio, o seu próprio escritório. Disney estava decidido a explorar uma nova área: a animação.
Em 1928, surge a sua primeira personagem, o rato Mickey, à qual se seguem, nos anos seguintes, inúmeras outras: Donald, Pateta, Pluto, tio Patinhas, Minnie...
Em 1937, realiza a sua primeira longa metragem de animação: Branca de Neve e os 7 Anões.. Seguiram-se inúmeras outras produções, umas com imagens animadas, outras com imagens reais, outras, ainda, fundindo os dois géneros como Mary Poppins (1964).
Para além de estúdios cinematográficos, o vasto império criado por Walt Dysney inclui diversos parques temáticos (Disneylândia, Eurodisney...), inúmeros canais de televisão e elevados rendimentos originados na venda directa de filmes e livros e nos direitos de utilização por outras entidades das imagens dos personagens.
Walt Disney transformou-se numa lenda, tendo criado, com a ajuda da sua equipa, todo um universo de referências no imaginário infantil de sucessivas gerações. As suas histórias facilmente compreensíveis, reflectem os valores médios da tradição americana.
Walt Disney produziu 497 filmes de curta metragem, 21 filmes de animação, 56 filmes de longa metragem, 7 episódios de "A vida como ela é", 330 horas do "Mickey Mouse Club", 78 emissões de meia hora de "O Zorro" e 330 horas de outros shows de televisão. Também foi responsável por várias inovações empresariais e técnicas importantes no campo da animação e do cinema em geral.
Disney faleceu no dia 15 de Dezembro de 1966 vítima de cancro.

Sem comentários: