Dia Mundial da Terra

A humanidade está a destruir rapidamente recursos que levam milénios de anos a formar-se.

A produção industrial o aumento de produtos sólidos e gasosos extremamente perigosos.Os detritos sólidos aumentaram: a Terra produz anulalmente lixo suficiente para soterrar qualquer cidade, por muito maior que seja, debaixo de cem metros!

O consumo de carvão e petróleo está a crescer e os gases, que resultam da sua combustão, provocam a chuva ácida, afectando os solos, rios e seres vivos.

Outra ameaça tem a ver com as emissões de dióxido de carbono e de outros gases.São ele que reduzem a camada de ozono que envolvem a atmosfera. Provoca o aquecimento e o efeito de estufa. Consequentemente os gelos polares fundem-se e o nível dos oceanos sobe dois milímetros por ano. As florestas desaparecem com os incêndios.


Nona Fionat Turm
a/Ano 10 / 4.º J


Quando a terra se formou não havia nada.

Depois apareceram os primeiros seres vivos nos oceanos.

Eram microscópicos, eles estão na origem de tudo o que vive na terra. Todos os seres vivos vêm deles, as plantas, os animais e os homens...

O homem é aquele que mais se desenvolveu, e é o que mais polui a terra. Tem inventado todo o tipo de coisas para tornar a sua vida mais agradável, mas tudo isso destrói a terra, o ar, a água doce, os oceanos...

Utiliza fertilizantes e insecticidas que poluem a água do subsolo e dos rios. Os automóveis, os aviões e as fábricas lançam gases que poluem a atmosfera.

Os oceanos são poluídos por tudo o que lançamos ao mar.

As florestas são cada vez mais cortadas e elas são os pulmões da terra.

Actualmente toda a gente sabe que:

É preciso proteger o planeta porque a nossa terra é o único sítio do Universo em que os seres humanos podem viver.

Marta B., 4º Ano, turma 10



Miguel Tintim e David Oliveira
4º Ano, turma 10



Sem comentários: