Comemoração do Natal em várias regiões do País

A tradição diz que, no Natal, o Menino Jesus traz presentes aos meninos que se portaram bem, mas cada vez mais o Pai Natal tem vindo a ganhar importância. Isto tem acontecido sobretudo pela força do comércio, que até parece fazer esquecer o que se celebra no Natal: o nascimento de Jesus.
Das tradições mais antigas, ficaram muitas coisas, como por exemplo:
- põe-se o sapatinho de cada criança em frente à lareira e, à meia-noite do Dia de Natal, uma ou várias prendas e doces aparecem.
- o presépio é muito importante, e há bastantes casos em que é enriquecido com muitos elementos para além de Nossa Senhora, São José e o Menino Jesus. Não podem faltar os pastores, a vaca e o burrinho (que aqueceram o Menino Jesus com o seu bafo), a estrela e todo o resto do cenário.
A casa decora-se com grinaldas e decorações natalícias, e, hoje em dia há também uma árvore de Natal.
As ruas e as lojas são também decoradas e, cada vez mais se vêem decorações no exterior das casas e em alguns edifícios e igrejas.
O Natal português tem muitas variantes e ligeiras diferenças nas tradições dos vários pontos do país, mas em todo o lado se festeja com decorações, prendas, com a união da família e refeições em comum.
A ceia de Natal inclui bacalhau cozido com batatas e verduras, tudo bem regado com azeite. No norte do país também se come polvo assado e outros pratos e doces da época. Ao aproximar-se a meia-noite, muitas famílias vão à Missa do Galo. No final da missa é costume beijar o Menino Jesus, como prova de devoção. No regresso a casa, se tudo acontecer como esperado, O Menino Jesus (ou o Pai Natal) já deixou prendas para todos.
Em algumas aldeias faz-se uma fogueira perto do largo da terra para aquecer o Menino Jesus e para as pessoas confraternizarem umas com as outras.
No Natal come-se peru assado (ou outra carne, como por exemplo, cabrito) e muitos doces deliciosos, como: filhoses, azevias, sonhos, rabanadas, coscorões, broas, bolo rei, aletria, leite creme...
O Natal é uma época festiva, em que a família está toda reunida e trocam lembranças uns com os outros. Para os que estão mais longe ou não, enviam postais de Natal, como sinal de lembrança e amizade. Actualmente, utiliza-se por todo o país, de norte e a sul, o envio de mensagens.

Texto escrito pelos alunos da turma 9 do 4º ano

Sem comentários: